Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos (PRECEND)

O PRECEND (Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos) é um programa criado pela COPASA (Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais) com o objetivo de viabilizar a adequada destinação dos efluentes líquidos gerados nos processos produtivos e na prestação de serviços das empresas, favorecendo a despoluição dos cursos d’água.

Principais objetivos do PRECEND   

 De acordo com a COPASA, os principais objetivos desse programa são:

  • Promover a regularização das empresas junto aos órgãos ambientais, no tocante aos efluentes líquidos;
  • Garantir a integridade do sistema de tubulações que recebe os despejos;
  • Prevenir quanto à ocorrência de explosão ou incêndio;
  • Impossibilitar que as ETE’s (Estações de Tratamento de Esgoto) e os aterros sanitários sejam contaminados ou tenham suas operações dificultadas pela entrada de poluentes;
  • Possibilitar que as características do efluente final e dos lodos produzidos pelas ETE’s estejam dentro dos padrões legais;
  • Viabilizar a reutilização industrial do efluente final das ETE’s;
  • Diminuir os ricos à saúde dos trabalhadores que lidam com o sistema público de esgotos.

Importância do PRECEND

As atividades desenvolvidas pelo PRECEND atingem diretamente o meio ambiente, visto que o programa lida com o esgoto de origem não doméstica gerado nas cidades.

A COPASA, ao receber e tratar esse material, assume a responsabilidade por sua destinação correta, de acordo com as exigências dos órgãos ambientais.

Assim, o PRECEND, além de contribuir para o controle da poluição ambiental, configura uma opção para que as empresas diminuam seus custos operacionais e suas despesas com responsabilidades ambientais.

Para integrar o PRECEND, a empresa deverá apresentar o Projeto Técnico, de acordo com as exigências do Termo de Referência elaborado pela COPASA e da Norma Técnica T.187 – Lançamento de Efluentes Líquidos Não Domésticos na Rede Pública Coletora de Esgotos.