Inventário Florestal

O Inventário Florestal é o documento resultante da coleta de informações sobre as características de uma floresta e das áreas sobre as quais ela se desenvolve.

Em geral, esse documento deve apresentar informações como:

● estimativa de área;

● descrição da topografia local;

● mapeamento da propriedade;

● memorial descritivo dos acessos;

● informações sobre a possibilidade de transporte de madeira;

● dados estimados sobre a quantidade e a qualidade dos recursos florestais disponíveis

● estimativa de crescimento da área de floresta.

TIPOS DE INVENTÁRIO FLORESTAL

 Os inventários florestais são classificados de acordo com seus objetivos, área de abrangência, forma de obtenção dos dados, abordagem da população e grau de detalhamento dos resultados.

Objetivos:

Os inventários florestais costumam ter objetivos de cunho tático (realizados para atender as demandas de empresas florestais – desenvolvimento de plano de manejo e exploração florestal) e objetivos de cunho estratégico (voltados para o poder público, com o intuito de muni-lo de informações para a elaboração de políticas de conservação e desenvolvimento de recursos florestais).

Detalhamento dos Resultados:

Quanto ao detalhamento dos resultados, os inventários florestais podem ser de cunho exploratório (geralmente desenvolvidos em grandes áreas, em nível estadual ou nacional), de reconhecimento (utilizados para localizar e delimitar áreas com grande potencial para exploração de madeira ou para uso indireto, como recreação e lazer) e inventários florestais de semi detalhe (aqueles que fornecem informações mais precisas sobre a população florestal).